Acesso rápido

Destaque

Palavra do Presidente

Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos online

Informativos
Leite & Saúde

Edição Nº 02/06 - Função dos Lácteos na Saúde da mulher

22/12/2006

Função dos Lácteos na Saúde da mulher

● Resultados de estudos controlados sugerem que um consumo alto de vitamina D e cálcio provenientes da dieta, pode reduzir o risco de tensão pré-menstrual em mulheres com idade entre 27 e 44 anos. Participantes desse estudo que consumiram 4 porções ou mais de lácteos, tiveram uma diminuição do risco de apresentar os sintomas, comparado com as participantes que consumiram 1 ou menos de 1 porção por dia. (1)

● Pesquisadores descobriram que adolescentes que consumiam mais leite, queijo e iogurte, apresentavam menos sintomas de tensão pré-menstrual, incluindo diminuição de inchaço abdominal e cólica, e redução no apetite, em comparação com adolescentes que consumiam quantidades menores dos derivados lácteos. (2)

● Em estudo médico com cerca de 500 mulheres saudáveis entre 18 e 45 anos, demonstrou que 1200 mg de cálcio diários foram um simples e efetivo tratamento para reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual em cerca de 50 por cento. (3)


Prevenção de Infecções no Trato Urinário

● Em estudo controlado, mulheres que consumiram produtos de leite fermentado, como iogurtes e alguns tipos de queijos, 3 ou mais vezes na semana, tiveram 79% menos incidência de infecções no trato urinário, em comparação com as mulheres que consumiram esses alimentos 1 ou menos vezes na semana. (4)


Prevenção de pedra no rim

● Descobertas do Nurses´ Health Study II mostraram que mulheres que relataram consumir o equivalente a 3 ou mais porções de lácteos por dia, tiveram menores riscos de formarem pedras nos rins por mais de 8 anos. (5)


Benefícios do folato

● Pesquisas do Penn University sugerem que mulheres que consomem pelo menos 3 porções de leite diariamente, aumentam a disponibilidade do folato contido em outros alimentos.O folato pode ajudar a prevenir doenças do coração e derrame e é especialmente importante para reduzir o risco de má formação em bebês. (6)



Referências:


(1) Bertone-Johnson ER, et al. Calcium and Vitamin D Intake and Risk of Incident Premenstrual Syndrome. Archives of Internal Medicine. 2005 ;165: 1246-1252.

(2) Derman O, et al. Premenstrual syndrome and associated symptoms in adolescent girls. European Journal of Obstetrics & Gynecology. 2004 ; 116: 201-206.

(3) Thys-Jacobs S, et al. Calcium carbonate and the premenstrual syndrome: Effects on premenstrual and menstrual symptoms. American Journal of Obstetrics & Gynecology. 1998; 179(2) : 444-452.

(4) Kontiokari, T. et al. Dietary factors protecting women from urinary tract infection. American Journal of Clinical Nutrition. 2003; 77: 600-604.

(5) Curhan, G. et al. Dietary factors and the risk of incident kidney stones in younger women: Nurses´Health Study II. Archives of Internal Medicine. 2004; 164: 885-891.

(6) Picciano M, et al. Effect of cow´s milk on food folate bioavailability in young women. American Journal of Clinical Nutrition. 2004; 80: 1565-1569.

National Dairy Council www.nationaldairycouncil.org

Voltar »

Marketing Institucional Educativo

Campanhas

Veja mais »

Caminho do Leite

Veja mais »

Revistas e Informativos

Veja mais »