18/01/2007
Consumir lácteos faz bem para a saúde e para balança:
• Em estudo realizado por 24 semanas com 32 adultos obesos, os pesquisados que consumiram 3 porções de leite e derivados por dia juntamente com uma dieta balanceada com baixa caloria, perderam significativamente mais peso e gordura que os adultos que consumiram quantidades similares de cálcio por suplementos ou consumiram menos ou nada de lácteos. Os participantes que consumiram dieta rica em cálcio(1200 – 1300 mg de cálcio), perderam 70% mais peso e 64% mais gordura que os participantes com dieta de baixo cálcio.(1)
• Em estudo de 12 semanas com 68 pessoas adultas com sobrepeso e obesos, consumindo uma dieta com reduzida caloria, os participantes que consumiram 3 porções de lácteos por dia perderam mais gordura quando comparados com os participantes que consumiram a mesma quantidade de cálcio de suplementos ou com dieta com baixa quantidade de lácteos. Todos os participantes perderam peso e gordura corporal, mas as pessoas com consumo maior de lácteos perderam quase o dobro de gordura corporal, mais gordura na região do tronco e medidas ao redor da cintura, comparativamente ao outro grupo. (2)
• Em estudo de 48 semanas, 72 adultos obesos receberam 3 dietas diferentes, balanceadas e com baixo teor de calorias, sendo: uma com alto teor de lácteos (4 porções ao dia), outra com alto teor de lácteos (4 porções/dia) + alto teor de fibras + baixo teor glicêmico, e outra com teor moderado de lácteos (2 porções/dia). Enquanto os grupos perdiam semelhantemente peso e teor de gordura, os participantes que consumiam a dieta com alto teor de cálcio que mais perto seguiram as prescrições dietéticas e os planos de exercícios, consumiram cerca de 100 a 150 mais calorias por dia. Mesmo consumindo mais calorias, eles perderam a mesma quantidade de peso que os participantes que consumiram 2 porções diárias e menos calorias. (3)
• Pesquisadores descobriram que em adultos que praticam exercícios, que consomem dieta com baixa caloria e 3 - 4 porções de lácteos por dia, seus metabolismos mudam e eles conseguem perder mais gordura que consumidores de 1 porção de lácteos por dia, nas mesmas condições. O estudo incluiu 19 homens e mulheres com sobrepeso, com idade entre 20 e 50 anos, que usualmente se exercitam menos de 3 horas por semana. Durante 7 semanas, os estudados participaram em períodos de semanas, sendo que em cada uma eles consumiam dietas com baixo teor de lácteos, ou dietas com alto teor de lácteos (3-4 porções/dia). Por um bom tempo após o estudo, a taxa de oxidação de gordura dos participantes foi mensurada por um período de 24 horas em quarto calorimétrico. Os pesquisadores concluíram que reduzindo as calorias e exercitando enquanto consome-se adequada quantidade de lácteos, pode ajudar a melhorar a habilidade de corpo de queimar gordura, o que pode levar a perda de gordura corporal. (4)
• Pesquisadores da Universidade do Colorado mediram a oxidação de gordura do corpo todo por período de 24 horas em 35 adultos saudáveis e não obesos. Em análises retrospectivas dessas pessoas, uma dieta rica em lácteos ao longo do período das 24 horas foi associada com queima significativamente maior de gordura, mesmo durante o sono. (5)
• Um estudo envolvendo 175 mulheres na pré-menopausa e 70 mulheres na pós-menopausa, indica que o cálcio consumido está associado com a manutenção do peso corporal normal, na prevenção do ganho de gordura visceral (gordura ao redor dos órgãos internos) e sensibilidade à insulina. (6)
• Num estudo feito no Irã, descobriu-se que pessoas que consomem mais leite, queijos e iogurtes, são menos propensas a ficar com sobrepeso ou obesas, em relação às pessoas que consomem menos lácteos. (7)
Referências:
(1) Zemel MB, Thompson W, Milstead A, Morris K, Campbell P. Calcium and dairy acceleration of weight and fat loss during restriction in obese adults. Obesity Research. 2004. 12(4): 582-590.
(2) Zemel MB, Teegarden D, Van Loan M, Schoeller DA, Matkovic V, Lyle RM, Craig BA. Role of dairy products in modulating weight and fat loss: A multi-center trial. FASEB Journal. 2004 18(5): A845. Abstract.
(3) Thompson WG, Holdman NR, Janzow DJ, Slezak JM, Morris KL, Zemel MB. Effect of energy-reduced diets high in dairy products and fiber on weight loss in obese adults. Obesity Research. 2005; 13 :1344-1353.
(4) Melanson EL, Donahoo WT, Dong F, Zemel MB. Effect of low- and high-calcium dairy-based diets on macronutrients oxidation in humans. Obesity Research.2005;13:2102-12.
(5) Melanson EL, Sharp TA, Schneider J, Donahoo WT, Grunwald GK, Hill JO. Relation between calcium intake and fat oxidation in adult humans. International Journal of Obesity.2003;27:196-203.
(6) Choquette S, et al. The effect of calcium intake on body weight, weight regain and insulin resistance. Obesity Research. 2004;12(10): A170;667-P. Abstract.
(7) Mirmiran P, et al. Dairy consumption and body mass index: an inverse relationship. International Journal of Obesity. 2005;29:115-121.
National Dairy Council – site