Acesso rápido

Destaque

Palavra do Presidente

Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos online

Informativos
Leite & Saúde

Edição Nº 05/07 - Cálcio dos lácteos pode reduzir a absorção de gordura das refeições

10/04/2007


Cálcio dos lácteos pode reduzir a absorção de gordura das refeições


Cálcio de origem láctea diminui os níveis de gordura no sangue depois da refeição, diz estudo dinamarquês.

Segundo o estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o nível de triglicerídeos no sangue (a principal forma da gordura no sangue após a absorção), esteve entre 15 e 19% menor quando foi consumido cálcio de origem láctea, em comparação com consumo de cálcio proveniente de suplementos.

“Pelo que sabemos, esse estudo é o primeiro que mostra que o aumento de consumo de cálcio proveniente de dieta láctea exerce uma diminuição do efeito na absorção de gordura pós-prandial,” diz a autora Janne Kunchel Lorenzen, da Universidade de Copenhagen.

“O aumento do consumo de cálcio proveniente dos lácteos atenua a lipidemia pós-prandial, muito provavelmente por causa da redução de absorção da gordura, enquanto que a suplementação com carbonato de cálcio não exerce esse mesmo efeito,” dizem os pesquisadores.

Os pesquisadores ainda sugerem que a forma na qual o cálcio se encontra deve ter uma relação nos efeitos observados, sendo que na maioria das vezes está presente como fosfato de cálcio.

No ano passado, o Dr. Zemel da Universidade do Tennessee, disse aos presentes na Conferência do Paris Anti- Obesity Therapies 2006 que os lácteos podem ajudar na redução da gordura corporal e que esse cálcio representa 40 % desse efeito. (1)



Teor mais alto de gordura de leite eleva a fertilidade


Mulheres que consomem lácteos com gordura como sorvetes, pode reduzir suas chances de infertilidade, diz estudo americano.

O consumo de pelo menos uma porção de lácteos com alto teor de gordura ao dia, aparentemente reduz o risco de infertilidade por problemas de ovulação em cerca de 27%. Esse estudo foi publicado no jornal europeu Human Reproduction em fevereiro desse ano.

Foram estudadas 18.555 mulheres sem histórico de infertilidade, com idades entre 24 e 42 anos. Elas eram originalmente parte de um outro estudo realizado entre 1991 e 1999.

Durante o estudo, 438 mulheres apresentaram infertilidade devido à desordem de ovulação, e os pesquisadores relacionaram com o consumo de leite com baixo teor de gordura.

Segundo opinião do médico chefe da pesquisa, as mulheres que quiserem engravidar, devem consumir lácteos com gordura. Depois de diagnosticada a gravidez, elas devem voltar ao leite desnatado, e assim controlar o consumo de gorduras saturadas. (2)



Referências:

(1) Effect of dairy calcium or supplementary calcium intake on postprandial fat metabolism, appetite and subsequent energy intake, AMERICAN JOURNAL OF CLINICAL NUTRITION, Volume 85, Number 3 Pages 678-687.March 2007.
Fonte: Dairyreporter.com

(2) A prospective study of dairy foods intake and anovulatory infertility, HUMAN REPRODUCTION, Chavarro J.et al, February 2007.
Fonte: Nutraingredients.com


Voltar »

Marketing Institucional Educativo

Campanhas

Veja mais »

Caminho do Leite

Veja mais »

Revistas e Informativos

Veja mais »